História de Matinhos

Compartilhe:

HISTÓRICO
Os índios carijós, do Grupo Tupi-Guarani, habitavam a região desde tempos remotos, mas antes dos carijós, havia o homem pré-histórico, de quem se tem notícias através de estudos dos poucos vestígios deixados nos sambaquis do litoral. A colonização de Matinhos começa em meados do século XIX, quando os índios carijós habitavam o litoral paranaense, descoberto em 1820 pelo francês Augusto de Saint Hilaire. Sua primeira denominação foi Matinho, nome originado de um rio existente no município, que leva esse nome devido à mata de restinga, rica em epífitas. Seus colonizadores iniciais foram portugueses e italianos, que fundaram colônias agrícolas. A miscigenação das culturas indígenas e européias deu origem ao caboclo, de vida extremamente simples, que refletia no estilo de suas casas, aspectos da cozinha, pesca e atividades de subsistência como o engenho da mandioca.


Em 1927, foi inaugurada a Estrada do Mar, ligando Paranaguá a Praia de Leste, que trouxe diversas famílias, em sua maioria alemã, fixada em Matinhos, entre elas a de Augusto Blitzkow, responsável por um plano de urbanização para Caiobá. (do guarani cairoga - casa de macacos). Em 27 de janeiro de 1951, de acordo com a Lei nº 613, Matinhos foi elevado à categoria de Distrito pertencente a Paranaguá, e à categoria de Município emancipado, a 12 de junho de 1967, pela Lei Estadual nº 05, sancionada pelo Governador Paulo Pimentel, se desmembrando de Paranaguá. A instalação do novo Município se deu solenemente no dia 19 de dezembro, ocasião em que ocorreu a posse das primeiras autoridades municipais eleitas. Matinhos sofreu muita influência sócio-cultural dos povoadores de Paranaguá e Guaratuba, por se tratar de ponto intermediário entre os dois Municípios. Com o tempo, foi se firmando como povoado, tendo vida própria e participando da vida política regional.

bandeira Bandeira

A Bandeira Municipal é de autoria do Prof. Arcioné Antonio Peixoto Farias e é oitavada, sendo as oitavadas de azul constituídas por oito faixas brancas carregadas de sobre faixas vermelhas dispostas duas a duas nos sentidos horizontal, vertical, em banda e em barra e que partem de um retângulo branco central onde o Brasão Municipal é aplicado.

O estilo da bandeira obedece à tradição heráldica portuguesa e, o Brasão ao centro da Bandeira simboliza o Governo Municipal. O retângulo onde o brasão é aplicado representa a própria cidade-sede do município. As faixas simbolizam o Poder Municipal que se expandem a todos os quadrantes do território, e as oitavadas representam as propriedades rurais existentes no município.  

Brasão Matinhos Branco

Brasão

O Brasão de Armas de Matinhos é de autoria do Prof. Arcioné Antonio Peixoto de Farias. O escudo samníitico evoca a raça colonizadora e contribuiinte na formação da nacionalidade, pois foi o primeiro estilo de escudo introduzido em Portugal por influência francesa. A coroa mural representa a sede do a moderna concepção da coroa mural. O fundo azul do campo do escudo representa o céu sempre límpido e cheio de sol do litoral brasileiro, que se consitui um convite aos folguedos que as praias oferecem aos turistas. A cor azul simboliza também justiça, nobreza, perseverança, zelo, lealdade, recreação e formosura. O mar prateado e com ondas verdes identifica a localização da cidade praiana e, o iate-veleiro de prata indica a navegação. A cor prata simboliza paz, progresso, amizade e pureza, a cor verde das ondas e folhas de bananeira simboliza honra, civilidade, cortesia, alegria e abundância e o preto significa prudência, sabedoria, moderação, ciência e austeridade. Os golfinhos representam a essência turística da cidade e se completa com a representação de um cavalo marinho no superior do brasão. A cor dourada dos animais representa glória, esplendor, riqueza e mando. As estrelas prateadas nos cantos superiores do escudo remetem aos dois acontecimentos marcantes da vida municipal: a elevação da Vila à categoria de Distrito (1949) e a emancipação política (1967).

Nos ornamentos exteriores as folhas de bananeira lembram um dos produtos agrícolas da região e no listel vermelho lê-se em letras prateadas “Matinhos”, ladeado pela data 12-06-1967, data da emancipação do município. Porém, há uma errata em relação à data que consta na bandeira do Município, uma vez que a data de emancipação foi 12 de junho de 1967, a qual é comemorada como data cívica. Em 19 de dezembro foi feita a instalação solene. O vermelho simboliza dedicação, amor pátrio, desprendimento, audácia, intrepidez, coragem e valentia.

Hino

Existe a Canção de Matinhos de autoria de Francisco Pereira da Silva e música de Ângelo Antonelo.

Ó berço romântico

De ingênuo fulgor,

Ó filha do Atlântico,

Ó paraíso em flor,

Na calma que anseias

Escrínio do mar

As tuas sereias

São jóias sem par

 

Princesa do mar

De amenos caminhos

Eu quero cantar

Tuas glórias Matinhos

 

No azul da madrugada

Tu, a cintilar

É sonho de fada

Que o sol faz dourar

Nas noites serenas

Secreto rumor

Escuta-se apenas

O mar, teu cantor

 

Princesa do mar

De amenos caminhos

Eu quero cantar

Tuas glórias Matinhos

 

Doçura sem conta

Propício rincão,

Oásis que aponta

A vasta amplidão

Teu mar sem fronteiras

Excelso e viril

Em ondas brejeiras

Beija-te sutil

 

Princesa do mar

De amenos caminhos

Eu quero cantar

Tuas glórias Matinhos

 

Sem torvos cuidados

Ó praia feliz,

Em ti namorados

Passeiam tão gentis

Com rútila vida,

Mais bela, não há,

Matinhos querida

Gentil Caiobá

 

Princesa do mar

De amenos caminhos

Eu quero cantar

Tuas glórias Matinhos

 

ASPECTOS GEOGRÁFICOS

Área Territorial e Distância da Capital
A área do município é de aproximadamente 117,743 Km2
Distância à capital da sede municipal 109,10 km

Municípios Limítrofes
Matinhos limitá-se ao Norte com o Município de Pontal do Paraná, ao Sul com a baía de Guaratuba, a Oeste com Paranaguá e a Leste com o Oceano Atlântico.

População
A população de Matinhos está dividida em urbana e rural, mas por se tratar de um município litorâneo, há a população flutuante, que se estabelece no município nos meses de temporada e são aproximadamente cerca de 500.000 habitantes.

Urbana: 39.428 habitantes conforme último senso. Estimativa de aproximadamente 45.000 (quarenta e cinco mil) habitantes.
Rural: 600 habitantes.
Densidade Demográfica (hab/km2): 249,93 habitantes.

Altitude
Matinho está situado a uma altitude de 3 metros acima do nível do mar.
Longitude: 48º32'34"' longitude Oeste - Greenwich
Latitude: 25º49' 03 latitudes sul

Formação Geológica
Na região de Matinhos ocorrem vários tipos de rocha: ígneas, metamórficas e sedimentares, de idades diferentes, originadas em eras e períodos distintos. As rochas mais antigas, de idade pré-cambriana, são de natureza metamórfica e constituída principalmente por gnaisses, biotita e muscovita-xistos com veios quartzo-feldspáticos, migmatitos indiferenciados, localmente anfibolitos, além de outras.
As rochas metamórficas afloram na superfície do terreno, devido à ação contínua da erosão através dos tempos geológicos. Entretanto, formaram-se a grande profundidade pela ação dos processos de metamorfismo, atuando sobre rochas pré-existentes, submetidas a grandes pressões e temperatura, bem como à ação de fluidos quimicamente ativos. Na planície litorânea, na superfície predominam os depósitos arenosos, quaternários, das restingas. E, em subsuperfícies encontram-se os sedimentos constituídos de camadas areno-síltico-argilosas e de areias arcosianas. As várias seqüências de sedimentos jazem sobre o embasamento cristalino formado de rochas metamórficas e ígneas.

Clima
O clima é tropical úmido, sem estação seca e isento de geadas. Quente, durante o ano todo.
Temperatura (máxima, média, mínima)
A temperatura apresenta média de 28ºC no verão e 18ºC no inverno.
Densidade Pluviométrica
Média anual de 2.209,5 mm.

Atividades Econômicas desenvolvidas no município (setor primário/produção, setor secundário/transformação, setor terciário/ serviços)
As principais atividades econômicas desenvolvidas são o turismo, a pesca artesanal, gastronomia, artesanato e a construção civil. Na época de temporada há um incremento no comércio local.

Feriados Municipais
São dois os feriados municipais:
12 de Junho - Aniversário da cidade
29 de Junho - Dia de São Pedro, padroeiro do Município.

Mão-de-obra
Perfil: A maioria são moradores de Matinhos e região, è do sexo masculino.
Faixa Etária: de 17 a 50 anos
Nível de escolaridade: A maioria tem o primeiro grau completo
Nível de qualificação: Os profissionais são poucos qualificados, pois a maioria não tem curso de capacitação.
Disponibilidade existente: Tem grande opção para a função de serviços gerais e mão de obra.

ATRATIVOS TURÍSTICOS


2.1 ATRATIVOS NATURAIS
2.1.1 Montanhas
2.1.1.1 Picos/Cumes
2.1.1.2 Serras
Nome: Parque Saint Ilaire Lang
Localização: Serra do Mar
Aspectos da Flora e Fauna: A flora e a fauna constituem a Floresta Atlântica, onde a vegetação é densa, umbrófila e composta por inúmeros animais como micos, preás, aves de diversas espécies, entre outros.
Descrição: Não é apenas a grande escarpa de borda de planalto, mas forma serras marginais ou isoladas, como a Serra da Prata.
Nome: Serra da Prata
Localização: Situada na direção norte-sul.
Aspectos da Flora e Fauna: Possui árvores frondosas com epífitas, chão coberto por musgos, samambaias e caraguatás. Pode-se encontrar palmito, figueira e jerivá.
Visitação: É uma área de conservação ambiental, que ainda não tem um plano de manejo e pelo mesmo não pode ser explorada.
Descrição: É um bloco montanhoso dentro do conjunto orográfico da Serra do Mar. Engloba a baixada costeira, os costões rochosos, as baías e as praias. Trata-se de um resíduo da erosão e rebaixamento de um setor do primeiro planalto paranaense, o qual foi profundamente dissecado pelas bacias do Rio Cubatão e seus afluentes.
Jurisdição: Área de conservação ambiental.

2.1.1.3 Montes/Morros/Colinas
Nome: Morro do Boi
Localização: Entre as Praias brava e mansa de Caiobá
Altura: 160m
Meios de acesso: a pé
Visitação: não é feito um controle de visitantes.
Descrição do atrativo: Tem aproximadamente 160 metros de altura. Trilhas levam da Praia Bela até o outro lado do costão, onde o mar aberto proporciona a prática da pescaria. Recentemente, tem sido palco para esportes radicais como rapel, escalada técnica e parapente. É um exemplo de pontão.
Jurisdição: área tombada, mas é particular.

Nome: Morro do Escalvado ou Descalvado
Localização: Balneário de Matinhos
Distância do centro: 500m
Meios de acesso: O acesso ao cume pode ser feito por trilhas que têm início na antiga estação do teleférico
Aspectos da flora e fauna: Possui árvores frondosas com epífitas, chão coberto por samambaias e caraguatás. Pode-se encontrar palmito, figueira e jerivá.
Visitação: não há um controle efetivo sobre o número de visitantes.
Descrição do atrativo: Também conhecido como Morro das Margaridas ou Morro da Cruz (encravada ali). Com aproximadamente 225m a vista proporcionada é ampla e em dias claros, avista-se Paranaguá e sua baía, ilhas, etc.
Paisagem circundante: Mata Atlântica
Jurisdição: Parque Saint Ilaire / Lang

Nome: Morro do Taguá
Localização: Rodovia PR412 - Guaratuba / Matinhos
Distância do centro: 3000m
Meios de acesso: rodoviário pavimentado
Aspectos da flora e fauna: Mata Atlântica
Equipamentos e Serviços disponíveis: não há equipamentos no morro, há o Hotel Caieiras sobre o morro.
Visitação: Não há um controle de visitantes
Descrição do atrativo: O morro possui aproximadamente 343 metros de altura
Jurisdição: Parque Saint Ilaire / Lang

2.1.2 Planaltos e Planícies
Nome: Planície da Praia de Leste
Localização: Localiza-se pouco mais ao Sul em Caiobá.
Descrição: É arenosa, às vezes pantanosa, termina num lado, junto ao mar e, em outro, nos contrafortes verde-azulados da Serra da Prata. Esse terreno é conhecido como "Planície da Praia de Leste".
Jurisdição: Parque Saint Ilaire Lang

2.1.2.1 Chapadas/ Tabuleiros
2.1.2.2 Patamares
2.1.2.3 Pedras tabulares
2.1.2.4 Vales
2.1.2.5 Rochedos

2.1.3 Costas ou Litoral
2.1.3.1 Praias
O município possui 26 balneários, e 25 km de praias. São eles:
Jd. Monções, Arco-Íris, Corais-Lages-Céu Azul, Junara, Gaivotas, Iracema, Caravelas, Costa Azul, Jardim Eliza, Guaciara, Albatroz, Porto Fino, Currais, Jamail Mar, Perequê, Ipacaraí, Betaras, Solimar, Marajó, Inajá, Saint Etienne, Flórida, Praia Grande, Riviera, Flamingo e Caiobá.

Nome: Jardim das Monções
Distância do centro: 12.825
Extensão: 59.162,00 m2.
Acesso: Av. Beira Mar e Av. Paranaguá.
Infra-estrutura: Mercearias, Lanchonetes e Sorveterias
Ônibus: Ganusa e Graciosa

Nome: Balneário Arco Íris
Distância do centro: 12.722
Extensão: 87.109,84 m2.
Acesso: Av. Beira Mar e Av. Paranaguá.
Infra-estrutura: Mercearias, Lanchonetes e Sorveterias
Ônibus: Graciosa e Oceânica

Nome: Balneário dos Corais, Céu Azul e Corais
Distância do centro: 12.566
Extensão:
Acesso: Av. Beira Mar e Av. Paranaguá.
Infra-estrutura: Mercearias, Lanchonetes e Sorveterias
Ônibus: Graciosa e Oceânica

Nome: Balneário Junara
Distância do centro: 12.278
Extensão:
Acesso: Av. Beira Mar e Av. Paranaguá.
Infra-Estrutura: Mercearias, Lanchonetes e Sorveterias
Ônibus: Oceânica e Graciosa

Nome: Balneário Gaivotas
Distância do centro: 11.172
Extensão: Aproximadamente 138.211,40 m2.
Acesso: Av. Beira Mar e Av. Paranaguá.
Infra-estrutura:Restaurantes, Mercearias, Lanchonetes e Sorveterias
Ônibus: Oceânica e Graciosa

Nome: Balneário Iracema
Distância do centro: 10.950
Extensão:
Acesso: Av. Beira Mar e Av. Paranaguá.
Infra-estrutura: Mercearias, Lanchonetes e Sorveterias
Ônibus: Graciosa e Oceânica

Nome: Balneário Caravelas.
Distancia do centro: 10.294
Extensão:
Acesso: Av. Beira Mar e Av. Paranaguá.
Infra-estrutura: Mercearias, Lanchonetes e Sorveterias
Ônibus: Oceânica e Graciosa.

Nome: Balneário Costa Azul.
Distância do centro: 9.854
Extensão: Aproximadamente 245.112,00 m2
Acesso: Av. Beira Mar e Av. Paranaguá.
Infra-estrutura:
Ônibus: Oceânica e Graciosa

Nome: Balneário Jardim Eliza.
Distância do centro: 9.699
Extensão: 148.563,27 m2
Acesso: Av Beira Mar e Av. Paranaguá.
Infra-estrutura:
Ônibus: Graciosa e Oceânica

Nome: Balneário Guacyara
Distancia do centro: 9.398
Extensão: 275.336,00 m2
Acesso: Av Beira Mar e Av Paranaguá
Infra-estrutura:
Ônibus: Graciosa e Oceânica.

Nome: Jardim Albatroz.
Distância do centro: 9.077
Extensão:
Acesso: Av. Beira Mar e Av. Paranaguá.
Infra-estrutura:
Ônibus: Graciosa e Oceânica

Nome: Balneário Porto Fino.
Distância do centro: 8.066
Extensão:
Acesso: Av. Beira mar e Av. Paranaguá.
Infra-estrutura:
Ônibus: Graciosa e Oceânica.

Nome: Balneário Currais.
Distância do centro: 8.066
Extensão:
Acesso: Av. Beira mar e Av. Paranaguá.
Infra-estrutura:
Ônibus: Graciosa e Oceânica.

Nome: Balneário Jamail Mar.
Distância do centro: 7.762
Extensão:
Acesso: Av. Beira mar e Av. Paranaguá.
Infra-estrutura:
Ônibus: Graciosa e Oceânica.

Nome: Balneário Perequê.
Distância do centro: 7.476
Extensão: 55.822,00 m2
Acesso: Av. Beira Mar e Av. Paranaguá.
Infra-estrutura:
Ônibus: Oceânica e Graciosa

Nome: Balneário Ipacaraí.
Distância do centro: 6.942
Extensão: 545.600 m2
Acesso: Av. Beira Mar e Av. Paranaguá.
Infra-estrutura:
Ônibus: Oceânica e Graciosa.

Nome: Balneário Betaras
Distância do centro: 6.494
Extensão: 383.480,00 m2
Acesso: Av. Beira Mar e Av Paranaguá.
Infra-estrutura:
Ônibus: Graciosa e Oceânica

Nome: Balneário Solymar
Distância do centro: 6.138
Extensão: 552.273 m2
Acesso: Av. Beira Mar e Av. Paranaguá.
Infra-estrutura:
Ônibus: Graciosa e Oceânica

Nome: Balneário Jardim Inajá
Distância do centro: 5.458
Extensão:
Acesso: Av. Beira Mar e Av. Paranaguá
Infra-estrutura:
Ônibus: Oceânica e Graciosa

Nome: Balneário Saint Etiene
Distância do centro: 4.953
Extensão:
Acesso: Av Beira Mar e Av. Paranaguá.
Infra-estrutura:
Ônibus: Graciosa e Oceânica

Nome: Balneário Flórida
Distância do centro: 4.529
Extensão:
Acesso: Av. Beira Mar e Av. Paranaguá.
Infra-estrutura: restaurantes, sorveterias, bares, comércio local.
Ônibus: Graciosa e Oceânica

Nome: Balneário Praia Grande
Distância do centro: 3.477
Extensão: 126.660,00 m2
Acesso: Av. Beira Mar e Av. Paranaguá.
Infra-estrutura: mercados, farmácias, locadoras de imóveis, comércio local.
Ônibus: Graciosa e Oceânica

Nome: Balneário Riviera
Distância do centro: 1.183
Extensão:
Acesso: Av. Beira Mar e Av. Paranaguá
Infra-estrutura: restaurantes, locadoras de imóveis, farmácias, mercados, panificadoras, sorveterias, danceteria e bares.
Ônibus: Graciosa e Oceânica

Nome: Jardim Flamingo
Distância do centro: 595
Extensão: 162.692,00 m2
Acesso: Av. Beira Mar e Av. Paranaguá
Infra-estrutura: pousadas, restaurantes, camping.
Ônibus: Oceânica e Graciosa

Nome: Caiobá
Distância do centro: 2.500
Extensão:
Acesso: Av. do Contorno - PR 412
Ônibus: Oceânica e Graciosa

2.1.3.2 Restingas
2.1.4 Terras Insulares

2.1.4.1 Ilhas
Nome: Ilha do Farol ou Das Tartarugas
Localização: Caiobá
Distância do centro: 3.000 metros
Meios de acesso: A pé, por um istmo de pedras naturais durante a maré baixa ou de barco.
Visitação: Acesso restringido pela Marinha devido à depredação sofrida.
Descrição do atrativo: Ligada à Praia dos Amores por um istmo de pedras naturais e que pode ser visitada durante as marés baixas. É pequena e recoberta por rica flora. Conhecida por este nome pelo Farol existente no local que orienta os barcos pesqueiros que adentram na Baía de Guaratuba. Local excelente para pesca.
Paisagem circundante: mar, baía de Guaratuba, Praia dos Namorados.
Transporte: não há transporte regular para a ilha, pois o acesso deve ser feito de barco ou a pé.
Jurisdição: sítio arqueológico protegido pelo IPHAN

2.1.5 Hidrografia
2.1.5.1 Rios
Nome: Rio Guaraguaçu
Descrição: É o cursor de água mais importante do município, inicia-se a partir da confluência dos rios Cachoeirinha e Novo.


Nome: Rio Tabuleiro
Descrição: Nasce no Bairro do Tabuleiro e deságua no Canal do Milome
Nome: Rio Sertãozinho
Descrição: Nasce no Morro do Taguá e deságua no Rio Matinhos
Nome: Rio Indaial
Descrição: Nasce no Morro Pedra Branca e deságua no Rio Novo
Nome: Rio Cambará
Descrição: Nasce na Serra da Prata e deságua no Rio Guaraguaçu
Nome: Rio Cachoeirinha
Descrição: Nasce na Serra da Prata e deságua no Rio Cambará
Nome: Rio Novo
Descrição: Nasce na Serra da Prata e deságua no Rio Cambará
Nome: Rio do Meio
Descrição: Nasce na Serra da Prata e deságua no Rio Novo
Nome: Matinhos
Descrição: Nasce na Serra da Prata e deságua no Oceano Atlântico e tTeve o seu curso muito modificado e substituído por canais.

2.1.5.2 Lagos/ Lagoas/ Represas
2.1.5.3 Praias Fluviais/ Lacustres
2.1.5.4 Canais/ Igarapés/ Furos/ Arroios
Nome: Canal da Lagoa Amarela
Nome: Canal do Milome
Nome: Canal de Matinhos
Nome: Canal do DNOS

2.1.6 Pântanos
2.1.7 Quedas d'água
Nome: Salto do Tigre ou Cachoeira da Viúva
Localização: Colônia Cambará no Rio Cachoeirinha
Distância do centro: 09 km
Meios de acesso: a pé
Aspectos da flora e fauna: Mata Atlântica, possui árvores frondosas com epífitas, chão coberto por samambaias e caraguatás. Pode-se encontrar palmito, figueira e jerivá.
Visitação e descrição do atrativo: somente com autorização.
Paisagem circundante: Mata Atlântica
Jurisdição: Parque Saint Ilaire Lang

2.1.8 Quedas d'água
Nome: Cachoeira do Cambará
Localização: Colônia e Rio Cambará
Distância do centro: 11 km
Meios de acesso: a pé
Aspectos da flora e fauna: Mata Atlântica, possui árvores frondosas com epífitas, chão coberto por samambaias e caraguatás. Pode-se encontrar palmito, figueira e jerivá.
Visitação e descrição do atrativo: somente com autorização.
Paisagem circundante: Mata Atlântica
Jurisdição: Parque Saint Ilaire Lang

2.1.9 Unidades de Conservação Ambiental (Parques e Reservas)
- Municipal
Nome: Parque Municipal Praia Grande
Localização: entre os Balneários Praia Grande e Santa Etiene.
Distância do centro: 6 km
Área:
Meios de acesso: rodoviário pavimentado PR 412
Aspectos da flora e fauna:
Equipamentos e Serviços disponíveis:
Visitação:
Descrição do atrativo:
Paisagem circundante:
Vocação: Educação ambiental
Transporte: ônibus de linha, viação Ganusa e Graciosa.
Jurisdição: Município de Matinhos - SEMMA
Nome: Parque Municipal Morro de Caiobá
Localização: Balneário Caiobá.
Distância do centro: 6 km
Área:
Meios de acesso:
Aspectos da flora e fauna:
Equipamentos e Serviços disponíveis:
Visitação:
Descrição do atrativo:
Paisagem circundante:
Vocação: Educação ambiental
Transporte:
Jurisdição: Município de Matinhos - SEMMA - Estadual
Nome: Parque Florestal do Rio da Onça
Localização: entre os Balneários Praia Grande e Riviera.
Distância do centro: 3 km
Área: 118 5052 ha
Meios de acesso: rodoviário pavimentado e não pavimentado
Aspectos da flora e fauna: A flora é constituída por espécies como o Guanandi, a maçaranduba, a caxeta, canela-lageana, figueira-mata-pau, palmito e Miguel pintado. A fauna é composta por diversas espécies como o gambá, gato do mato, cachorro do mato, pequenos roedores como o preá, répteis e aves diversas.
Equipamentos e Serviços disponíveis: fiscalização, vigilância, monitoria acompanhada, uma ponte elevada, um centro de visitantes, um viveiro municipal e há incentivo à pesquisa científica.
Visitação: Visitação: terça-feira a domingo das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h. Informações Tel. (41) 3453-2472. Localiza-se a 600 metros da praia. Acesso pela PR 412 - Balneário Riviera II.
Descrição do atrativo: O parque foi criado em junho de 1981. Possui um centro de visitantes e trilhas em meio à mata nativa. O parque permite que sejam desenvolvidos trabalhos de educação ambiental com acompanhamento de profissionais e é de responsabilidade do IAP.
Paisagem circundante: área de transição aos fundos do parque (antiga Banestado Reflorestadora) e casas no entorno (pressão antrópica).
Vocação: Educação ambiental
Transporte: ônibus de linha, viação Ganusa e Graciosa.
Jurisdição: Instituto Ambiental do Paraná - IAP - Federal
Nome: Parque Nacional Saint-Hilaire / Lang
Localização: na Serra da Prata.
Distância do centro: 500 m
Área: 25.000 hectares
Meios de acesso: não pavimentado
Aspectos da flora e fauna: A flora é constituída por espécies como o Guanandi, a maçaranduba, a caxeta, canela-lageana, figueira-mata-pau, palmito e Miguel pintado. A fauna é composta por diversas espécies como o gambá, gato do mato, cachorro do mato, pequenos roedores como o preá, répteis e aves diversas.
Equipamentos e Serviços disponíveis: fiscalização, vigilância, monitoria acompanhada, uma ponte elevada, um centro de visitantes, um viveiro municipal e há incentivo à pesquisa científica.
Visitação: é necessário avisar a administração da unidade, informações Tel. (41) 3452-6340 - Rua das Palmeiras, 170 - Caiobá

Descrição do atrativo: Criado em 23 de maio de 2001, através da Lei nº 10.227, com objetivo de proteger a flora e a fauna da região, abrange os municípios de Matinhos, Morretes, Guaratuba e Paranaguá. Além da importância ecológica e científica o Parque tem grande potencial para desenvolvimento de atividades de ecoturismo e montanhismo, por causa dos rios cristalinos, saltos, cachoeiras, paredões e serras - o ponto mais alto esta a 1480 metros acima do nível do mar. Com sua fauna e flora exuberantes - Mata Atlântica bem preservada - onde são encontradas espécies ameaçadas de extinção, a variação da altitude e o isolamento da serra formam o ambiente ideal para o surgimento de espécies únicas.
Vocação: Preservação
Transporte: a pé.
Jurisdição: ICMBio-Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade


2.1.10 Grutas/ Cavernas/Furnas
2.1.11 Áreas de caça e pesca
A pesca é permitida em toda a extensão da orla. Um local muito procurado para a prática da pesca é a Ilha do Farol, já descrito no item 2.1.4.1. Outros pontos como o Morro do Boi, as pedras de Matinhos, a Praia Brava e a Ponta da Prainha são os locais preferidos pelos pescadores.
2.1.12 Outros
2.2 HISTÓRICO-CULTURAIS
2.2.1 Monumentos
2.2.1.1 Arquitetura Civil
2.2.1.2 Arquitetura Religiosa
Nome: Igrejinha de São Pedro
Localização: centro
Endereço: Rua Roque Vernalha, s/nº.
Contato: Paróquia de São Pedro
Horário de visitação: Aberta das 08h00 ás 17h00 de segunda a sábado e aos domingos das 09hrs ás 12h00.
Importância: é a 1ª Igreja construída no centro de Matinhos, hoje é patrimônio histórico da cidade. Sua construção é datada de 1944.
Descrição: Construção em estilo colonial português
Acesso: urbano, rodoviário e pavimentado. A Igreja localiza-se no centro da cidade.
Conservação: a igreja foi restaurada no ano de 2001 e está conservada.

2.2.1.3 Arquitetura Industrial/ Agrícola
2.2.1.4 Arquitetura Militar
2.2.1.5 Ruínas
2.2.1.6 Esculturas
Nome: O surf
Local: Pico de Matinhos
Descrição: A escultura foi um a homenagem ao surfista Peterson Rosa, que figura como um dos melhores do mundo.
2.2.1.7 Pinturas
2.2.1.8 Outros legados
2.2.2 Sítios
2.2.2.1 Históricos
2.2.2.2 Científicos
2.2.3 Instituições Culturais de Estudo, Pesquisa e Lazer.

2.2.3.1 Bibliotecas
Nome: Biblioteca Municipal Darci de Oliveira
Endereço: Rua da Fonte, 531.
Localização: Centro
Telefone: Contato: 3971-6057
Horário de Atendimento: De segunda a sexta-feira das 08h00min às 17h00min horas.
Importância: é a única biblioteca do município e possui grande variedade de livros.
Descrição: possui um acervo de aproximadamente 12.000 livros
Acesso: pela Av. José Artur Zanuti
Transporte: Ônibus Ganusa e Graciosa
2.2.3.3 Arquivos
2.2.3.4 Institutos Históricos e Geográficos
2.2.3.5 Centros Culturais/ Casas de Cultura
2.3.5.1 Casa da Cultura
Nome: Casa da Cultura
Local: Rua: Albano Muller, s/nº (Calçadão Central).
Descrição do atrativo: Inaugurada no dia 06/09/2003, situada no Centro da cidade, é um espaço cultural que oferece para a população local e turista, internet grátis, sala de estudos com vários livros culturais e cursos de pintura, local apropriado também para o artesanato local, onde moradores podem expor suas obras de arte, como quadros, esculturas em madeira, bordados entre outros.
Horário de funcionamento: Aberta todos os dias das 08h00minh as 11h30minh e das 13h00min as 19h00min horas.
Telefone: 3971-6259

2.3 MANIFESTAÇÕES E USO TRADICIONAIS E POPULARES
2.3.1 Festas, comemorações e atividades.
2.3.1.1 Religiosas
Nome: Festa de São Pedro
Importância: Padroeiro da cidade.
Origens: A Festa teve origem quando chegou à imagem do padroeiro ao município.
Local: Praça central, em frente à Igreja Matriz.
Data: 29 de junho
Descrição do atrativo: começa à noite, após o encerramento da festa do Município (dia 12) estendendo até o dia 29/06. Todas as noites, barraquinhas oferecem comidas típicas juninas, artesanatos, produtos locais ao estilo das antigas quermesses. Há apresentações de danças. Na manhã do dia 29, realiza-se a missa campal no Largo dos Pescadores e a procissão marítima para a benção do padroeiro e à noite há o show pirotécnico.
Promotor: Igreja Matriz São Pedro e Prefeitura Municipal de Matinhos

Nome: Festa do Bom Jesus da Palmeirinha
Importância: é a primeira capela construída no município de Matinhos
Local: Capela do Bom Jesus da Palmeirinha
Data: Agosto - 9 dias
Promotor: Comunidade Palmeirinha

Nome: Festa de Sant Ana
Importância: Iniciou a mais de sessenta anos
Origens: A Festa acontece a mais de sessenta anos.
Local: Sede da Capela de Santana - Caiobá
Data: Julho - Agosto
Descrição do atrativo: nasceu na década de cinquenta, foi elaborado pelos moradores do Balneário de Caiobá, com intenção de arrecadar fundos para atender a paróquia em suas despesas, na construção e manutenção da Igreja do Santana. No início das festividades eram realizados somente as missas, leilões (sorteios) e procissão. Com o passar dos tempos a festa foi crescendo e ampliando sua infra-estrutura, tornando a mesma cada vez mais atrativa. Hoje em dia a festa é realizada no entorno da igreja de Caiobá, em um período aproximado de sete dias com vários tipos de atração como: Missa, Novena, Procissão de carros, Festival de Prêmios e Binguinho, churrasco e shows.
Promotor: Comunidade

2.3.1.2 Populares e Folclóricas
Nome: Carnaval
Descrição: festa de rua que tem como atrações duas bandas, a Caiobanda e a Matinbanda. Os trios elétricos saem na Av. Atlântica e atraem milhares de foliões, que fazem deste evento um dos maiores atrativos.
Nome: Reveillon
Descrição: festa de passagem de ano com show pirotécnico, apresentação de show musical e uma grande queima de fogos, em toda a orla marítima.

2.3.1.3 Cívicas
Nome: Festa de Aniversário do Município
Importância: Aniversário da cidade, festa da emancipação político-administrativa.
Origens: quando o município se emancipou da comarca de Paranaguá, esta data ficou marcada e desde então se comemora o aniversário da cidade.
Local: o local de comemoração da festa é o mesmo onde é realizada a festa de São Pedro.
Data: 12 de junho
Descrição do atrativo: A festa começa no dia 11 com culto ecumênico com participação de todos os credos da cidade e continua no dia 12 com desfile escolar, militar e civil. Os festejos encerram-se à noite com shows artísticos, bandas e queima de fogos.
Promotor: Prefeitura Municipal de Matinhos
2.3.2 Gastronomia típica
Nome: Peixe a Caiçara
Descrição: Pescada grelhada com legumes e refogados na margarina, acompanhada de arroz com ervilhas, pirão, batata palha, duas laranjas, uma fatia de melão e uma fatia de mamão (Restaurante Mariscão).

2.3.3 Artesanato
Não há um artesanato típico, mas há artesãos que trabalham com madeira, palha e produzem alguns objetos com matéria-prima local, como abajures e enfeites feitos com folha de bananeira. Também destaca-se o trançado com fibras vegetais, como cipó, imbé, timbopeva, taquara, palha de milho, talo da folha de brejatuba e uva (Casa da Cultura)

2.4 REALIZAÇÕES TÉCNICAS E CIENTÍFICAS CONTEMPORÂNEAS
2.4.1 Centros Científicos e Técnicos
2.4.1.1 Zoológicos/ Aquários/ Viveiros (?)
2.4.2 Outros

2.5 EVENTOS/ ACONTECIMENTOS PROGRAMADOS
2.5.1 Feiras e exposições
2.5.1.1 Comerciais e Industriais
Nome: Feira do Bordado de Ibitinga
Endereço: Avenida Roque Vernalha
Descrição: a feira funciona durante o período de temporada, com inúmeros expositores que vendem desde colchas, panos de prato, bordados até roupas, artesanato, comidas e bebidas.

Nome: Expo Verão
Endereço: Avenida Roque Vernalha
Descrição: funciona somente durante o período de temporada e na feira são comercializadas roupas, calçados, brinquedos, miudezas, artesanato além de comidas e bebidas